PREVENÇÃO E CONTROLE DE PERDAS

Em 1930 foi realizado o primeiro estudo sobre a prevenção e controle de perdas no trabalho. 

Desde então não foi muito aperfeiçoado e acrescentado a esta questão, que é elemento primordial não só para a saúde dos trabalhadores e a redução de perdas humanas e materiais, mais também para a melhoria da rentabilidade e das condições gerais de trabalho nas empresas.

Como em todos ambientes de trabalho existem riscos, as empresas podem sofrer perdas associadas ao seu patrimônio  e mais importante, de seus recursos humanos. Assim, faz-se necessário a identificação necessária a identificação antecipada de todos os fatores que geram ameaças ao patrimônio organizacional, considerando que esta ação permite que sejam adotadas medidas preventivas visando evitar a ocorrência de possíveis perdas. 

Em termos de evolução, porem observa-se que parte das ações relativas á prevenção de perdas foi desenvolvida em virtude da grande incidência de acidentes de trabalho, pois a gravidade e a frequência dos mesmos, os danos as máquinas e equipamentos, ás instalações e ao processo produtivo, demandaram uma série de esforços que, de início, tinham como objetivo prevenir e controlar tais eventos. 

Em termos de globalização e de novos padrões das relações de trabalho, a capacitação profissional e a produção são elementos potencializadores primordiais para que as empresas mantenham sua competitividade e sua consequente sobrevivência  no mercado. Tendo em vista que a segurança no trabalho é parte chave no aperfeiçoamento e otimização dos processos produtivos, visando a minimização de custos, a saúde e o bem-estar de todos os trabalhadores, será que as empresas estão preparadas para controlar e evitar acidentes? 

FUNDAMENTOS DA PREVENÇÃO E CONTROLE DE PERDAS 

Para que ocorra um acidente, é necessário uma sequência que resulta em danos perdas e que podem ser classificados como: condição potencial de perdas, acidente e perda real ou perda potencial.

  • Condição potencial ou perda está, diretamente, ligada á causa do fato. É a condição ou grupo de condições que, sob determinadas circunstâncias poderá causar a perda. É um fator instável, gerado em função de circunstâncias, que lhe são favoráveis e ocasionam acidentes.
  • Acidente é o acontecimento indesejado e não programado que produz perdas. 
  • Perda real ou perda potencial é o resultado do acidente em si e pode se manifestar pela lesão, morte ou danos aos equipamentos em geral. 
As perdas podem ser avaliadas em termos de custos para se reparar os danos aos equipamentos, despesas com recursos médicos, majoração do fator acidentário de prevenção, porem quando se fala em vidas humanas, não é possível estabelecer  valores quanto a extensão dos danos. O controle de perdas pode ser mais bem-entendido quando levamos em consideração alguns fatores, á saber:

  • Falta de controle, que representa as falhas ligadas aos aspectos de organização e falta de controle administrativo. 
  • Causas básicas que são decorrentes da falta de controle adequado e que, portanto devem ser analisadas. 
  • Causas imediatas, que são derivadas de atos e condições que negligenciam algo preestabelecido e que pode resultar em perdas nas operações industriais. 
Para entendermos melhor as causas dos acidentes, é necessário recordarmos alguns elementos que interagem entre si: pessoas, equipamentos, material e ambiente.

  •  Pessoas são os trabalhadores que estão, diretamente, envolvidos na maioria dos acidentes, pois aquilo que fazem ou deixam de fazer é considerado fator imediato para a causa do acidente. 
  • Equipamento é a fonte principal dos acidentes que dá origem a necessidades de se instalar proteções em máquinas e de se treinar os trabalhadores quanto aos riscos existentes nos processos operacionais  da mesma. 
  • Material é a matéria-prima ou elementos utilizados para o beneficiamento e transformação.
Ambiente é composto por tudo que está a volta do trabalhador, e portanto, inclui o ar e as edificações em geral.

Bom é isso, continua na próxima postagem espero que tenham gostado!



Comentários

Postagens mais visitadas