Perguntas e Respostas NR-4: Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.

Quais as empresas são obrigadas a manter um SESMT? 
Resposta: Todas as empresas privadas ou públicas, órgãos públicos de administração direta ou indireta e dos poderes legislativo e judiciário que possuam empregados regidos pela CLT são obrigados a manter o SESMT. 


Qual é a finalidade do SESMT? 
Resposta: A finalidade do SESMT é promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho.


Como é feito o dimensionamento do SESMT?
Resposta: O dimensionamento do SESMT vincula-se á gradação do risco de atividade principal da empresa e ao número total de empregados do estabelecimento 


Para fins de dimensionamento, os canteiros de obras e as frentes de trabalho serão considerados como estabelecimentos? 
Resposta: Para fins de dimensionamento, os canteiros de obras e as frentes de trabalho com menos de 1.000 empregados e situados no mesmo estado, território ou Distrito Federal não serão considerados como estabelecimentos, mas como integrantes da empresa de engenharia principal responsável. 


O que significa risco grave e iminente? 
Resposta: Risco grave e eminente é toda condição ambiental de trabalho que possa causar acidente de trabalho ou doença profissional com lesão grave a integridade física do trabalhador. 


O agente de inspeção do trabalho poderá notificar uma empresa e conceder-lhe prazo para corrigir uma situação irregular?
Resposta: Não, porque, se assim proceder, o agente correrá o risco de se responsabilizar penalmente casa essa situação de risco resulte em um acidente. no entanto, não é o que se vê no cotidiano, pois vários empregados chegam as consultório do médico do trabalho alegando que a fiscalização lhe deu  um prazo de 3 dias para regularizar meses de irregularidade. 


Quais são os profissionais considerados especialistas em Segurança do Trabalho ou Medicina do Trabalho? 
Resposta: Há 6 especialistas na área de Engenharia de Segurança do Trabalho ou Medicina do trabalho: o engenheiro de segurança do trabalho, o médico do trabalho, o enfermeiro do trabalho, o técnico em segurança do trabalho, o auxiliar de enfermagem do trabalho e ou técnico de enfermagem do trabalho. 


Como são classificados os grau de risco das empresas? 
Resposta: Os graus de risco das empresas são classificados de 1 a 4.


Como se calcula o total de empregados de vários estabelecimentos de uma empresa de grau de risco 1(Um), para efeito de dimensionamento do SESMT? 
Resposta: Para as empresas enquadradas no grau de risco 1, considera-se, como número de empregados, o somatório dos empregados existentes no estabelecimento que possa o maior número e a média arimética do número de empregados dos demais estabelecimentos. 


Como se calcula o total de empregados de vários estabelecimentos de uma empresa de grau de risco 2,3 ou 4, para efeito de dimensionamento do SESMT? 
Resposta: Para as empresas enquadradas nos graus de risco 2,3,ou 4, considera-se como número de empregados o total dos empregados de todos os estabelecimentos.  


Qual é a obrigação das empresas que optarem pelo serviço único de Engenharia e Medicina? 
Resposta: as empresas que optarem pelo serviço único de Engenharia E Medicina ficam obrigadas a elaborar um programa bienal de Segurança e Medicina do Trabalho a ser desenvolvido até dia 30 de março de cada biênio, submetendo-o á aprovação da Secretaria de Segurança e Medicina do Trabalho (SSMT). 


Qual é a obrigação das empresas que optarem pelo serviço único de Engenharia e Medicina e que se instalarem após o dia 30 de março?
Resposta: As empresas que se instalarem após dia 30 de março poderão constituir o serviço único e elaborar o programa respectivo a ser submetido á SSMT no prazo de 90 dias a contar de sua instalação.  


Quais devem ser as jornadas de trabalho dos profissionais do SESMT? 
Resposta: O técnico em segurança do trabalho e o auxiliar de enfermagem deverão dedicar 8 horas para os trabalhos do SESMT, enquanto o engenheiro, o médico e o enfermeiro dedicarão 3 horas (tempo parcial) ou 6 horas (tempo integral). 







Comentários

  1. É possível a empresa manter um engenheiro de segurança do trabalho que faça o serviço também do técnico de segurança do trabalho, utilizando a máxima de quem pode mais pode menos?

    ResponderExcluir
  2. Um Eng Segurança com parcial de 3 horas que esta no SESMT de duas empresas ele podera entrar numa terceira empresa para compor o SESMT.

    ResponderExcluir
  3. quais são as causas de risco de acidente no SESMT

    ResponderExcluir
  4. quais são as causas de risco de acidente no SESMT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente 4,
      Risco Biologico,
      Risco Quimico,
      Risco Fisico e também temos o risco ergonomico

      Excluir
  5. Obrigada pelas perguntas É respstas.foi muito útil para mim.mais uma vez obrigada. Que Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  6. MINHA EMPRESA É DO COMERCIO VAREJISTA (RELOJOARIA) E POSSUI 8 EMPREGADOS.ENTENDO QUE O RISCO É 1. MAS QUAIS AS MINHAS OBRIGAÇÕES?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 8 funcionários Grau de risco 1:
      PPRA, PCMSO (POR MEIO DE EMPRESA DE CONSULTORIA POR EXEMPLO).

      INDICAR UM FUNCIONÁRIO PELO CUMPRIMENTO DOS OBJETIVOS DA NR 5 - CIPA...

      Excluir
  7. Senhores, um curso que me ajudou muito no crescimento profissional:


    go.hotmart.com/K30312894S

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas